Nesta terceira reunião do Fórum Brasil Central em 2017, debatemos temas importantes, como a consolidação do mercado comum entre os estados membros do bloco e a inclusão do Estado do Maranhão no consórcio. Além da unificação de alíquotas, debatemos a compra conjunta de insumos para a Saúde, especialmente de medicamentos. Acreditamos que a aquisição em maior volume de medicamentos poderá diminuir o preço na hora da compra. Com isso, vamos economizar. Também tratamos do Projeto de Turismo Integrado. A ideia é desenvolver rotas que possam incentivar a venda de pacotes turísticos que envolvam os estados-membros.
Em dois anos é possível constatar resultados positivos do consórcio. A educação é um exemplo. Através de um projeto piloto para o ensino médio já estamos melhorando os resultados da aprendizagem nas escolas. Outra área é segurança publica. Queremos e já estamos combatendo a criminalidade por meio de ações integradas das forças conjuntas do bloco.
Precisamos tocar a pauta do desenvolvimento brasileiro de forma ativa. Temos que deixar de viver numa subserviência ao poder central Já que tocamos a riqueza do Brasil, não podemos ficar de cabeça baixa aguardando que posições de cima venham dizer o que o Brasil Central precisa. Nós precisamos sim de logística ferroviária, navegabilidade boa, estradas, de infraestrutura. Precisamos movimentar a riqueza que nós produzimos.
Deixe seu comentário