Escreverei uma série de artigos sobre o maior conjunto habitacional em Porto Velho: O ORGULHO DO MADEIRA. São 4 mil moradias, entre casas e apartamentos. Todos os moradores foram cadastrados e selecionados dentro do perfil exigido pelo Ministério das Cidades e o Programa Minha Casa, Minha Vida e Morada Nova (estadual) com renda de até 1600 reais. Fica longe do centro, vizinho do Jardim Santana e do Bairro Mariana.
Os novos moradores não estão acostumados com apartamentos, com síndicos, com espaço reduzido, nem com vizinhos colados. Se tem 4 mil moradias, projeto a população do Orgulho com 16 000 habitantes, que corresponde às cidades médias do Estado. Significa uma cidade nova dentro de Porto Velho. A responsabilidade do Estado e da Prefeitura é grande.
Neste conjunto é que a democracia deve ser exercitada de verdade. E que todo mundo deve ser convidado a participar. Porque tudo é grande e admirável. O exercício para a organização do conjunto deve ser continuado até que seja emancipado com sua própria gestão. Para o Estado e Prefeitura será um belo trabalho. Os moradores devem ser acompanhados, treinados, para a sua autogestão e tudo se compor como deve ser feito.
Hoje, falarei do componente SEGURANÇA PÚBLICA. O Coronel Adilson que é Adjunto da SESDEC (Secretaria de Segurança) ficou responsável por implantar o modelo de segurança comunitária, devido ser especialista nesta área. E recomendei também que fosse composto um núcleo de MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, com mediadores do próprio conjunto. O conjunto deve ser monitorado por circuito integrado de câmeras de vigilância, os moradores conhecidos, chegando ao ponto de saber os hábitos de cada um. O Corpo de Bombeiros também deve entrar no sistema, a Polícia Civil e Conselho de Segurança do próprio condomínio. Mas, o capítulo SEGURANÇA a responsabilidade será do competente Coronel Adilson. Nos outros capítulos falarei da saúde e educação; pavimentação e melhorias da infraestrutura do entorno; esporte, cultura e lazer; áreas comerciais e geração de renda com autoemprego.
Deixe seu comentário