Nova Mamoré e Guajará-Mirim – segunda e terça-feira, 18 e 19/11/21.

Nova Mamoré e Guajará-Mirim – segunda e terça-feira, 18 e 19/11/21.

Licenciado do Senado Federal, estou percorrendo o estado visitando amigos, fazendo rodas de conversa com os correligionários do MDB e encontros com prefeitos e vereadores.

No início desta semana, madrugada de segunda-feira, segui para Nova Mamoré. Encontro com o prefeito Marcélio Brasileiro e vereadores na Casa de Leis do município. Tratamos sobre vários temas, um bate-papo muito interessante. Durante minha visita à cidade, passei na rádio Nova Mamoré, acompanhado do prefeito para uma entrevista. Falamos de assuntos de interesse do município e de Rondônia. Foi tranquila e informativa.

Na chácara do professor João Batista, logo depois, fizemos uma roda de conversa com os amigos emedebistas. Estamos na estrada, ouvindo os companheiros e traçando estratégias de fortalecimento e preparação da militância.  O MDB tem trabalho prestado em todos os municípios do Estado de Rondônia. Temos história.

À noite, em Guajará-Mirim, abrimos nossa agenda com uma grande roda de conversa com os emedebistas. Revitalizar é necessário! Entre os temas, a formação do diretório, fortalecimento partidário, e abrir a sigla para novas lideranças. Encerramos a agenda na casa do Antônio Bento e sua esposa, a prefeita Raissa com um delicioso jantar.

Terça-feira (19-10-21)

Amigos, eu caminho desde o início da década de 80. Geralmente em média 10 KM por dia, mesmo nas andanças pelo Estado não deixo a atividade física. Então, para dar aquele gás e começar o dia bem, como de rotina, iniciei a terça caminhando pela cidade. É lindo o nascer do sol sob o Rio Mamoré. Simplesmente esplêndido.

O cenário do Rio Mamoré estava previsto na agenda. Primeiro compromisso foi uma volta de barco por esse rio que separa Brasil e a Bolívia.

Em seguida, tivemos uma reunião com a prefeita Raissa e seu secretariado, um bate papo sobre a internet para as comunidades isoladas, saúde, educação e ação social, abordando o combate à fome, um fato que aumentou em decorrência da pandemia e temos que fazer algo urgente para amenizar.

Acompanhado pela prefeita Raissa, também estive reunido com os vereadores na Casa de Leis do município. Era aniversário do presidente da Casa, João Vanderlei, cantamos os parabéns para o nobre vereador. Guajará-Mirim elegeu dois vereadores indígenas: Uten Cacami e o Francisco Oro, são professores indígenas. Fiquei muito feliz.  A conversa foi de alto nível, desde educação indígena a regularização fundiária. Importante conhecer a necessidade e potencialidade de cada município. E os vereadores, representantes do povo conhecem bem essa realidade.

Outro encontro foi no Distrito de Iata, um cantinho maravilhoso de Guajará-Mirim, que fica à beira do Mamoré.  Como é bom rever os amigos. Colocar a conversa em dia. Estive com representantes da AMPADI – Associação de Moradores, Pescadores e Agricultores do Distrito. Minha amiga, Chaguinha, professora no distrito, defensora da educação contou das dificuldades com ensino remoto e da forma que teve que inovar para atender os alunos. Para ela, o ano 2020 e 2021 foi prejuízo para os alunos.  Eu estava com muita saudade de todos. E as nossas rodas de conversa continuam. Obrigado a todos pelo carinho e pela recepção.

Voltamos para a cidade de Guajará direto para a Rádio Educadora FM , encontrar com os jornalistas, Alexsandro Santos – que também é o vereador de Guajará-Mirim e com a Minerva do site o Mamoré. Nas entrevistas abordamos vários assuntos, recursos para a região, educação, obras inacabadas, regularização fundiária e agricultura familiar.   Dá para aproveitar as terras já abertas para produzir soja, algodão e milho.

Os grandes produtores têm recurso financeiro, já os pequenos precisam de incentivo do município. A agroindústria familiar é um sucesso. Eu Implantei em Ariquemes, e ampliei o programa para o estado quando governador. As terras de Guajará-Mirim têm uma vocação natural para a fruticultura. O abacaxi daqui é o mais doce que já comi.

Na Região do Mamoré foi uma agenda abençoada. Várias reuniões com lideranças, encontros e visitas com amigos de longa data. Eu fiquei extremamente satisfeito. Eu falei do nosso trabalho na região durante minha gestão no governo e o de agora como senador. Muitos registros fotográficos, muitos abraços, foi maravilhoso. Estava com saudade desse calor humano.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.