IPERON e o futuro

Home / Conversa Aberta / IPERON e o futuro
IPERON e o futuro

Deve ser a pior notícia do mundo para um aposentado é ir ao banco e não ter o dinheiro da aposentadoria depositado em sua conta no dia certo. Da mesma forma para as viúvas e demais pensionistas. Mas, isto pode acontecer sim. Basta que não se tomem os cuidados necessários ao longo do tempo. Dinheiro não nasce nos galhos e nem brota do chão, como se pensa.  A palavra IPERON é a abreviação do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia. Veja bem a palavra mágica aí colocada – PREVIDÊNCIA.

O que é ser PREVIDENTE?

– É o que se pode prevenir, tomar cuidados necessários antecipados para evitar transtornos. É isto. Muita gente pensa que pode aposentar sem ter contribuído. Ou receber salário cheio sem ter cumprido o tempo de contribuição previsto em lei. Outros pensam que  o saco de dinheiro do governo cai do céu. É um engano. No fritar dos ovos, o dinheiro vem de todos nós. De todos os contribuintes, dos trabalhadores ativos.

Eu sempre falei que as leis de previdência social devem ser alteradas a cada cinco anos.  Porque as coisas mudam rapidamente, como desemprego, como redução da natalidade, crises financeiras, aumentos exagerados de salários e seguem mais outros complicadores. Por isso, que as leis devem ser alteradas, para que assegurem o “caixa” da previdência, para que os aposentados e pensionistas possam receber suas aposentadorias no dia certo.

O IPERON começou muito errado. Por muitos anos, ao invés de fazer PREVIDÊNCIA, pegava o dinheiro do funcionário para fazer pagamentos de hospitais. Era como se fosse um PLANO DE SAÚDE e não era. Foi um erro grosseiro, a falta de visão de muitos governantes. E agora, teremos que fazer ajustes na PREVIDÊNCIA do Estado. Não por modismo. De jeito nenhum, porque no meu governo, desde o início que tenho me preocupado com o IPERON. Passei ativos, terrenos e outros imóveis para o Instituto, determinei que um percentual dos royalties das usinas fossem destinados à previdência, alterei leis, tirei o poder do governador nomear diretores ou presidente. Criei o Conselho Superior do Iperon com os chefes de todos os poderes.

Mas, ainda é pouco. Teremos que mexer nas leis do IPERON, para que lá à frente, não falte dinheiro aos aposentados e pensionistas. Cortar penduricalhos. E ajustar suas receitas garantidoras de um futuro seguro para os seus funcionários. Agora, você está novo e forte, nem pensa na velhice e nem no monte de remédios que um velho necessitará. Que este velho é  você, você mesmo, noutra fase da sua vida. Que terá apenas a aposentadoria para se manter.  Então,  você que me lerá este post, guarde-o para lá na frente, não diga que não lhe avisei.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.