Fundação Ulisses Guimarães promove oficina de debates em Porto Velho

Fundação Ulisses Guimarães promove oficina de debates em Porto Velho

Eventos com temas variados devem ocorrer ainda em várias cidades do eixo da BR

A Fundação Ulisses Guimarães (FUG), instituição criada para desenvolver projetos de pesquisa e educação política para o fortalecimento pleno da democracia no país, iniciou nesse último sábado (25/09), em Porto Velho, a Oficina de Debates (OD), a primeira de uma série de outras programadas para discutir temas importantes, mas que estão latentes na sociedade rondoniense.

Cada oficina permite a participação máxima de 12 pessoas por grupo, visando uma interação maior dos envolvidos nas discussões.  As “ODs” são mediadas por especialistas, cidadãos e cidadãs de áreas diversas que protagonizam análises das causas e possíveis soluções para os problemas abordados. No encontro de sábado, o primeiro grupo abordou o tema “Desenvolvimento e Meio Ambiente, um Conflito Desnecessário”, mediado pelo coronel Vilson Sales, titular da Secretária Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no governo Confúcio Moura.

A ideia dos organizadores da Fundação Ulisses Guimaraes é permitir resultados de consenso ou de convergência mínima. A divergência total é admitida, e que o papel do mediador é provocar o debate e limitar os excessos, inclusive a fuga do tema central. Os eventos das Oficinas de Debates, coordenados por Elizeu Lira, estão programados para acontecer em 2021 nas cidades que cortam o eixo da BR-364.

De acordo com o ex-governador do Estado de Rondônia, senador licenciado e vice-presidente nacional do MDB, Confúcio Moura, as soluções para os problemas vêm dos debates políticos. “O ser político é que transforma o mundo junto com a sociedade”, disse. Ele afirmou ainda que é necessário oxigenar a política brasileira para que no futuro se tenha sucessores melhores para ocupar cargos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e governador.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.