A Escola Heitor Villa Lobos fica em Ariquemes. Minhas filhas estudaram ali, uma boa escola. Desde 2011 que estou me mexendo para que esta escola se transforme num modelo novo e inspirador de educação diferente e moderna.
A inspiração do modelo NAVE (Núcleo Avançado de Educação) veio de uma visita que fiz ao Rio de Janeiro, na operadora de telefonia Oi. O Governo do Rio de Janeiro e Pernambuco compraram o modelo, a patente. Aqui em Rondônia a Oi não cobrou nada e ainda colocou seu pessoal para ajudar na implantação do modelo na Escola Heitor Villa Lobos.
Os professores da Secretaria de Educação e da escola foram a Recife e gostaram mais do modelo pernambucano. Tudo projetado, bala na agulha, depende agora da ampliação e reforma do prédio e dos laboratórios. O ritmo ainda não está do jeito que quero, vamos acelerar. O SENAI assumiu a parceria para conduzir a parte tecnológica, o que é muito bom. Mas é preciso tirar o pé do chão, fazer a coisa acontecer e, com certeza, o modelo irradiará com versões semelhantes para outras escolas.
NAVE é ensino médio. Faz um bate bola entre ensino profissional e o ensino convencional. Em regime de educação integral. O aluno passa o dia inteiro na escola. Tem opções para fazer especialização em mídias diversas, multimeios (rádio, TV e roteiro), games e outras áreas importantes deste admirável mundo das modernas tecnologias. O jovem sai pronto para trabalhar. No Rio de Janeiro os meninos saem contratados e o céu é o limite, podem voar pra onde quiserem.
Deixe seu comentário