Devemos louvar e agradecer as iniciativas do Butantan e da Fiocruz, diz Confúcio Moura

Devemos louvar e agradecer as iniciativas do Butantan e da Fiocruz, diz Confúcio Moura

O parlamentar lembrou que apenas a Coronavac e a AstraZeneca estão chegando aos braços dos brasileiros

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão da Covid, utilizou a tribuna virtual do Senado nessa terça-feira (27) para fazer o balaço do trabalho do colegiado, destacou a audiência de segunda-feira (26) com o Ministro da Saúde e afirmou que se deve louvar e agradecer as iniciativas do Butantan e da Fiocruz, por estarem fazendo o possível para cumprir os compromissos com o Governo.

De acordo com o senador, o que se pôde constatar sobre a vacinação, é que não há novidade para o aumento de doses neste primeiro semestre. Segundo ele, apenas a Coronavac e a AstraZeneca estão chegando aos brasileiros e criticou o abastecimento de dados em tempo real entre os pequenos municípios com os estados e o Governo Federal. “É como se tivéssemos muitos Brasis dentro do Brasil: internet ruim, comunicação lenta e dados pouco confiáveis em tempo real”.

O senador manifestou ainda que a Comissão Covid está confiante na participação dos laboratórios produtores de vacinas para animais ao poderem ajustar suas plantas industriais e em parcerias reais entre institutos brasileiros e estrangeiros, o que poderá aumentar a oferta de vacina nacional para a população e, mais tarde, o país ser também exportador.

Comunicação

Mesmo iniciado o plano de comunicação do Governo, Confúcio afirmou que há necessidade de um plano de mídia intenso e abrangente para que as informações sobre a pandemia possam chegar às regiões isoladas e às periferias das grandes cidades.   lamentou que ainda há muita gente que não tomou a segunda dose da vacina e outros que estão recusando uma ou outra vacina por falta de informação correta.

Kit Intubação

A respeito do oxigênio, kit intubação, leitos de UTI, o senador afirmou que ainda persistem pendências, mas gradualmente, no sufoco, isso tem sido remediado. E não há vacinas disponíveis para estados e municípios comprarem, embora legalmente possam adquiri-las. Confúcio também disse que o crescimento dos casos de Covid-19 na Índia, pode repercutir em atrasos na entrega do IFA para o Brasil.

Educação

Membro titular da Comissão de Educação do Senado (CE), e um dos grandes defensores da qualidade do ensino no país, Confúcio lembrou que nesse momento a educação básica continua ainda gangorreando, sem rumos. “A pandemia causará um dano incalculável ao País devido ao fechamento de escolas, carências de todas as partes de acesso tecnológico a alunos mais pobres”, concluiu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.