Confúcio afirma que audiência com secretário de Fazenda foi importante para atualizar informações da Comissão da Covid

Confúcio afirma que audiência com secretário de Fazenda foi importante para atualizar informações da Comissão da Covid

A audiência pública desta segunda-feira (03) da Comissão Temporária da Covid-19 (CTCovid), com o secretário Especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, prevista no plano de trabalho com o Ministério da Economia, para atualizar os dados quanto à situação fiscal, a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à pandemia, segundo o senador Confúcio Moura MDB (RO), foi muito valiosa, com importantes informações para o enfrentamento da pandemia.

O Debate também marcou a despedida de Waldery Rodrigues Júnior do cargo, como o último ato público exercendo a função de Secretário de Fazenda do Governo brasileiro. Segundo o secretário, a mudança na estrutura da equipe econômica já estava sendo programada há cerca de um mês, e que ele participou do evento para manter o cronograma agendado previamente com a CTCovid.

O senador Confúcio Moura afirmou que a reunião foi diferente, bastante técnica sobre a execução orçamentária, equilíbrio fiscal, contas públicas na pandemia e as consequências da doença na economia brasileira. “Foi uma exposição muito interessante do secretário sobre o fatídico ano de 2020, e também sobre o ano de 2021, os dados econômicos, as curvas desencontradas da receita e da despesa”, disse.

O parlamentar enfatizou que a pandemia desconcertou a vida de muito gente e enalteceu o trabalho da equipe econômica. “Vieram os créditos extraordinários, houve as transferências para estados e municípios, houve o auxílio emergencial robusto em 2021, houve a queda das expectativas ruins de recessão de até 10%, como foi cogitado no início da pandemia, para 4,5 % do PIB. Então, tudo isso se deveu à articulação, ao trabalho incansável da equipe do Ministério da Economia e de outros ministérios”, lembrou.

Além da presença do secretário especial de Fazenda, representando o Ministério da Economia, participaram o secretário especial adjunto de Fazenda, Gustavo Guimarães; o diretor da Secretaria Especial de Fazenda, Daniel Borges; o subsecretário de gestão orçamentária da Secretaria de Orçamento Federal, Márcio Albuquerque.

Na segunda parte da reunião, o colegiado aprovou ainda outros oito requerimentos, entre eles, dois extrapauta, do senador Confúcio Moura, que propõe a inclusão no debate da crise sanitária no Brasil e das tratativas de aquisição de vacinas via Covax Facility, o tema da não aprovação da vacina Sputnik V, com representantes da Anvisa; da Vacina Sputnik V; e do coordenador do Observatório da Covid da Fiocruz, Carlos Machado de Freitas.

O outro requerimento de Confúcio Moura adiciona uma audiência pública com o Ministro da Ciência e Tecnologia, com o seguinte tema: “Atualizar as informações sobre investimento em pesquisa e tecnologia para alternativas de vacinação contra a COVID19.

Ao finalizar, Confúcio Moura convidou para a próxima reunião  do Colegiado a ser realizada no dia 7 de maio, sexta-feira, às 10h, para debater a grave crise sanitária do Brasil, bem como as tratativas de aquisição de vacinas via Covax Facility e debater a não aprovação da vacina Sputnik V.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.