Agenda em Porto Velho ( terça-feira, 31 de agosto de 2021)

Agenda em Porto Velho ( terça-feira, 31 de agosto de 2021)

A equipe do Sistema S apresentou nesta terça-feira (31/09) à Vilma Alves, coordenadora do gabinete do senador Confúcio em Rondônia, o Projeto Cata + Rondônia para apreciação e futura parceria.

Sobre o projeto:

CATA+RONDÔNIA + TRABALHO DIGNO + INCLUSÃO = TRANSFORMAÇÃO E VALOR

Solução proposta a ser implementada:

Criação de associações e/ou cooperativas, prestando assessoria técnica nas áreas contábeis, jurídica, ambiental e assistente social para que as mesmas possam ter voz junto ao poder público, pois só estruturados poderão participar dos projetos sociais juntos às prefeituras, angariando assim recursos visando maior geração de renda, bem como uma assessoria específica para implantação de uma rede de comercialização dos polos nos municípios sede.

Metas:

Qualificar as associações ou cooperativas identificadas deixando-as devidamente documentadas.

Estruturar associações ou cooperativas nos municípios onde os catadores não estão organizados.

Realizar articulação com o poder público visando a estruturação das associações nos quesitos logística e equipamentos básicos.

Internalizar a verticalização da produção implantando a logística solidária com capacidade de escoar a produção dentro e fora do estado.

Promover capacitações com foco no desenvolvimento e  autonomia dos catadores em todos os processos,  especialmente o de comercialização dos produtos recicláveis.

Após a apresentação do Projeto por parte da Equipe do Sistema S, a Sra. Vilma Alves expôs duas ideias à equipe, como forma de somar ainda mais na inclusão educacional e social das famílias atendidas,

a criação de uma bolsa para custear a alfabetização dos associados e suas famílias, visto que, este é o pilar de trabalho do Senador Confúcio Moura.

Fazer uma parceria com a iniciativa privada, através de ações conjuntas para a arrecadação de gêneros alimentícios e de higiene, durante a implementação do projeto naquela localidade. Os mesmos seriam destinados aos associados e suas famílias.

O Projeto foi apresentado pela assessora e entregue em mãos ao Senador, nesta data, antes do seu embarque para Brasília.

Participantes:

Reunião Fiero/ SESI/SENAI/IEL (Sistema S)

Vilma Alves – Assessoria Senador Confúcio Moura

Alessandra Aires – Assessoria Senador Confúcio Moura

Jair Santiago – Coordenador de Educação do Sistema S

Ivete Campos – Sistema S

Rousiele Abreu -Sistema S

Varly Nascimento – Sistema S

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.