Agenda em Brasília (terça-feira, 13 de agosto de 2019)

Agenda em Brasília (terça-feira, 13 de agosto de 2019)

Recebi no gabinete o senador Eduardo Gomes. Ele faz parte da mesa diretora do Senado e hoje cobrei dele a votação do meu projeto – Senado Educador -Projeto de Resolução do Senado (PRS 21/19) para que entre vigor. O Eduardo Gomes é meu do Tocantins. Conversamos sobre o Tocantins e o posicionamento das próximas votações. Em referência a Reforma da Previdência, a minha posição é muito clara sobre as reformas que o Brasil precisa.  Outro assunto foi a respeito da questão de o Eduardo Bolsonaro ocupar a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Eu ainda não tenho uma posição definida, estou analisando essa indicação, até sobre essa atual polarização dos EUA contra a China, e a possível eleição do candidato de oposição na Argentina. Isso parece que não é nada, mas é um assunto que afeta profundamente as relações comerciais. Aliás, a Argentina é o país para o qual o Brasil mais exporta. Essa semana o Jair Bolsonaro fez críticas pesadas contra o futuro e provável presidente argentino. E no caso do Eduardo ir para a Embaixada dos Estados Unidos, a gente já se declara favoravelmente aos americanos em relação a China. É uma coisa muito complexa. E o voto da gente tem que ser ajuizado. Eu vou me inspirar nos velhos senadores experientes, para definir como me proceder.

A vereadora Claudia Abreu, é uma menina do PT, filha do Anselmo de Jesus, que é meu amigo e que me ajudou a governar o estado de Rondônia. Ela esteve hoje comigo. É uma menina inteligentíssima. Ela tem uns pleitos comigo e eu vou atender.  Ela gosta da questão da agroecologia, eu também gosto, ela adora e protege as escolas de famílias agrícolas, eu também sou muito simpático a essa questão. Então, com certeza nós vamos trabalhar juntos.

Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), me manifestei em relação as declarações do presidente Bolsonaro contra os governadores do Nordeste. Estamos trabalhamos um Pacto Federativo para contribuir com os estados e municípios brasileiros, e o que o presidente tem falado unilateralmente contra os governadores nordestinos, aqueles que são declaradamente de oposição, acho muito perigoso e desrespeitoso.

São governantes brilhantes, fantásticos, que mesmo nas adversidades, a começar pela questão climática, têm feito uma grande diferença. Mas a questão de oposição e situação é muito relativa. Lá atrás, eles eram situação ao governo do PT, agora são oposição ao Bolsonaro. Isso é transitório, é governo. A gente não pode punir nenhum estado, a gente não pode punir o povo por questões ideológicas.

Reunião importante da Bancada Federal de Rondônia com Roberto Castelo Branco, presidente da Petrobrás para tratar implantação do gasoduto Urucu/Juruá-AM a Porto Velho. O que queremos é o gás de Urucu em Rondônia.  Castelo Branco  ficou de fazer a análise da proposta e responder ao presidente da Rongás, Richard Campanari, e ao governo do Estado. Há mais de 25 anos eu venho falando do gás para o desenvolvimento do Estado. É extremamente importante a geração de energia, no movimento das panificadoras, pizzarias, enfim, onde se queima lenha será consumido o gás barato e aumentar a lucratividade das empresas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.