Para o Estado crescer precisa de infraestrutura de transporte. O que no discurso técnico se diz da importância de todos os meios de transportes, com preferência integrados (multimodais). O que é isto? Rodovia, ferrovia, hidrovia, aerovia e tem mais uma. Dou um picolé pra você me dizer qual o que falta? Dou-lhe uma, duas e três. Então, é a INFOVIA.
E neste assunto penso que sou um craque. Só penso. Mas, por tanto repeti-lo. Como se diz (só aprendo aquilo que posso repetir).
Não porque saiba, profundo, desta inovadora tecnologia de transporte. E sim, porque acredito nela. Venho trabalhando neste projeto. Eu digo pra vocês, é de lascar. Parece que estou falando para um muro. Ou para as estrelas. Para turvos céus indiferentes. Que me venham relâmpagos e facas. Para abrir mentes torporosas. Ignorar, menosprezar a INFOVIA é como desacreditar do celular e do computador. INFOVIA Rondônia é um poderoso alimento tal qual o milho, a soja e o arroz.
Pois bem, a infovia é tão importante como as rodovias e ferrovias. E muito mais porque através dela correm cargas e dinheiro, e muito, e dados, e voz, e imagens. A infovia dá dinheiro, aumenta o PIB do Estado, não se pode ver, nem medir no curto prazo, o impacto do desenvolvimento da INFOVIA, mas, com certeza, ela produzirá riqueza enorme. A Infovia dará a inovação aos procedimentos de comércio e de relacionamento. Reduz custo de produção.
E querendo ou não todos verão para os próximos anos, a instalação da Internet das coisas ou a Internet do Tudo. E a base fundamental dela está baseada no tripé – ENERGIA, COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE. Tudo será pela Internet. A Impressora 3-D fará milagre em nossas vida, na elaboração de projetos finos e extraordinários.
O mundo já está outro em relação as décadas que já vivi, 50, 60, 70, 80, 90, 2000 e assim vai e foi. Vim do jumento ao jato numa velocidade incrível. E tudo se transformou. Veja bem a beleza de não se usar mais papéis no serviço público? Nos hospitais com prontuário eletrônico e tudo na saúde caminhar pela INFOVIA levando exames, estoques de medicamentos, centro cirúrgico, o paciente em Cerejeiras ter feito uma consulta e exames ali e amanhã estar em Vilhena e lá se puxar o seu prontuário e ver exames e prescrição?
Isto tudo é muito.
A Internet rural, dando ao produtor a oportunidade de colocar na rede, tudo o que produz na sua propriedade para o mundo todo saber? Enfim, a Internet do Tudo. E dela surgir em paralelo com o capitalismo, a nova economia colaborativa com custo marginal zero.
Tudo isto é muito e vasto.
Eu só me realizarei como Governador se implantar a INFOVIA, plenamente, no Estado. E por ela voar as aulas curtas para o longe e para o perto. Estado regulado e muito mais transparente. É preciso acreditar naquilo que não se conhece. Tal qual a crença e a fé. Não se vê, não se pega, mas, se acredita. A tecnologia transforma tudo, muda comportamentos, linguagem, atitudes, fura o comodismo, tira o imenso peso da carga do estado, a burocracia, a lentidão, o vício da insensibilidade. O mundo é este. Não tarde, senão, o bonde passa.
Deixe seu comentário