Nosso compromisso de quinta-feira ainda foi na capital federal. O general Carlos Roberto de Souza e sua equipe técnica do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) fizeram uma apresentação do planejamento de implantação do projeto Sisfron, que desde 2013 vem sendo trabalhado e aprimorado. O programa consiste no fortalecimento do sistema integrado de monitoramento de fronteiras. Eu fui lá reforçar a parceria para alavancar o nosso programa INFOVIA para que possamos interligar Rondônia inteira no sistema de internet e comunicação.
Queremos juntar as forças e não gastar mais que o necessário. O que um fizer o outro aproveita. Por isso a importância da parceria. Queremos integrar o Tribunal de Justiça, as prefeituras, o Governo do Estado, Exército Brasileiro, enfim todos os órgãos públicos e privados que se interessarem por uma boa comunicação, por internet, rádio, telefonia Voip, dados, voz, tudo que precisar. Esse é um modelo extraordinário. Precisamos pensar grande. No futuro, no médio e longo prazo o INFOVIA RONDONIA promoverá sem sombra de dúvidas o desenvolvimento do Estado em todos os sentidos.
Aviação Civil
No período da tarde estive com o ministro Elizeu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil. Fui tratar com ele sobre os quatro aeroportos de Rondônia que estão dentro do programa da Presidência da República de fortalecer a aviação regional: Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena. Segundo o ministro, posso retornar para Rondônia despreocupado porque estes aeroportos estão priorizados pelo governo federal. O Banco do Brasil vai promover as licitações e em breve os procedimentos surgirão no Estado. Quanto a Ariquemes onde ainda não existe o aeroporto formal, todo o terreno e a parte de providência do Estado estão cumpridas, então cabe agora somente a intervenção do Governo Federal.