Home office

Home office

O inglês está tomando conta do Brasil. “home office”, veja bem! Nós temos frases e expressões em português que traduz muito bem este bendito “home office”. Quer ver? Trabalho em casa. Trabalho a distância. Telebrabalho. E vêm tantos outros que termino é ficando maluco – Domenico De Masi chama de “smart working”.

Uma coisa é certa, o trabalho que se faz em casa é uma invenção fantástica. Como se sabe, a maioria das pessoas vive em grandes cidades. E pense bem: sair de casa, pegar ônibus, carro, metrô, trem, bicicleta, moto e atravessar uma cidade, gastar tempo, combustível, passagem, enfrentar congestionamentos, receber multas, ficar nervoso, chegar atrasado, o ir e o vir, pensando bem, termina sendo um pandemônio. Usei pandemônio porque o “pan” está bem falado nos últimos meses.

Vamos em frente – Aí você chegou ao trabalho, se tem carro ou moto, vai ficar rodando à procura de estacionamento, a preocupação com furto do veículo, uma batida na traseira, um raspão na lataria e você, por fim, entra na repartição. Bem agitado. Uma conversa aqui, outra ali, abrir o computador, dar uma olhada nos e-mails, mandar algumas mensagens no celular, a caixa cheia de grupos, um inferno. Aí você levanta, vai ao banheiro, toma um cafezinho, “belisca” uma fofoca sobre o chefe, reclama do salário – será que sai no dia certo?

Alguns estudos têm demonstrado que você em casa, ganha muito tempo, além de transformar o trabalho depressivo, pouco produtivo, chato, num tipo de trabalho criativo, conjugando a sua tarefa recebida com leitura, olhar a panela fervendo, o ponto certo do bife na frigideira, roupa na máquina, depois no varal, e pega o computador e põe-se a trabalhar.

Quando fui Governador criei por lei o “home office”, foi não foi, resistência aqui e ali, aquela descrença típica do brasileiro em ter medo do novo. Porque trabalho como é entendido por aqui, precisa estar todo mundo junto, olhando na cara um do outro, gente boa, gente ruim, mas a minha lei está aí no Estado, inteiramente à disposição, para possibilitar o trabalho a distância para aquelas funções que sejam possíveis de serem realizadas. Só tem uma coisa, o trabalhador deve ter a disciplina necessária e cumprir muito bem as tarefas recebidas. E olhem bem, a economia é enorme para o Estado, a produtividade é altíssima, o nível de satisfação dos servidores é fantástica. Precisou da covid-19 chegar e criar novos padrões.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.