CASTANHA DO BRASIL (PARÁ)

Home / Blog do Confúcio / CASTANHA DO BRASIL (PARÁ)

Este assunto de plantar castanheiras virou mania. Minha, é claro. Gosto de repetir, como tudo isto começou: eu perguntei a Divino Cardoso (Cacoal)… Divino, se você fosse Governador, o que você faria para ficar lembrado na história do Estado? Ele me respondeu sem pestanejar… PLANTARIA 5 MILHÕES DE MUDAS DE CASTANHEIRAS. Encheria de castanhais nas margens de toda BR-364 para deixar como marca registrada. E Rondônia seria o maior produtor mundial de amêndoas. 
castanha Castanheira Enxertada

Isto ficou cravado na minha memória. E passei a estudar o assunto. E é isto que estou divulgando sempre. Agora, para que este projeto avance, delego a Luiz Gomes (Emater), Secretário Vilson e Sales da SEDAM, Padovani e Mary da Secretaria da Agricultura e a equipe econômica para que todos façam os viveiros em várias regiões do Estado. Em Porto Velho dentro da Colônia Penal, com mão-de-obra do apenado, depois de treinado, produzir  1,5 milhões de mudas. A cartilha de orientação a todos os interessados é necessária.

Depois irá a campo e com l ano e meio a enxertia, a castanheira ficará mais baixa do que a nativa e mais produtiva. E que cada produtor, principalmente, nas unidades de conservações, Rio Pardo, União Bandeirante, Machadinho, Extrema, e ribeirinhos plantarem das minhas  5 milhões de mudas. Esta é a meta. Eu quero contar com vocês, para que o sonho do Divino, que passou a ser meu, realmente aconteça. Que o Divino Pai Eterno nos ajude a cumprir a meta. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.